Blog

Introdução ao ASP.NET 5

12/02/2021
O ASP.NET 5 é a nova versão da plataforma .NET da tecnologia ASP .NET para a construção de aplicações web modernas. Ele foi feito a partir do zero para proporcionar uma estrutura de desenvolvimento otimizado para aplicativos que são implantados quer para a nuvem quer para servidor. Ele é constituído por componentes modulares com sobrecarga mínima, para manter a flexibilidade durante a construção de suas soluções.
O ASP.NET 5 inclui os seguintes recursos:
  • - Novo runtime multiplataforma flexível;
  • - Novo pedido de pipeline HTTP modular;
  • - Configuração do ambiente pronto para nuvem(Cloud-ready);
  • - Modelo de programação unificado que combina MVC, Web API, e Páginas da Web;
  • - Capacidade de ver mudanças sem reconstrução do projeto;
  • - Versionamento side-by-side do .NET Framework;
  • - Capacidade de auto-host ou host no IIS;
  • - Novas ferramentas do Visual Studio 2015;
  • - Open source no GitHub;
As mudanças feitas no ASP.NET 5 visam atender as solicitações dos clientes e o feedback da comunidade de desenvolvedore. Estas mudanças simplificam o desenvolvimento, hospedagem e manutenção, e são direcionadas para aplicações web modernas.
As mudanças feitas no ASP.NET 5 visam atender as solicitações dos clientes e o feedback da comunidade de desenvolvedore. Estas mudanças simplificam o desenvolvimento, hospedagem e manutenção, e são direcionadas para aplicações web modernas.
Seus aplicativos legados serão executados na nova versão do ASP.NET sem qualquer modificação. No entanto, para tirar proveito dos novos recursos no ASP.NET 5, você vai precisar portar seu código existente para o novo framework. Você vai encontrar muitas semelhanças entre ASP.NET 5 e versões anteriores do ASP.NET, então portar o código envolve a correção de problemas específicos, em vez de reescrever a aplicação. Este tópico fornece uma orientação resumida dos conceitos do ASP.NET 5 e explicações sobre as mudanças feitas.
Hospedagem em qualquer lugar
O ASP.NET 5 permite que você hospede seu aplicativo no IIS ou que hospede sua aplicação no seu próprio processo. Quando você usar o Core CLR, você pode distribuir seu aplicativo com cada dependência empacotada dentro do pacote de implantação. Portanto, o seu aplicativo e suas dependências são completamente auto suficientes e não mais dependentes de uma instalação da plataforma .NET no sistema. Qualquer tipo de dispositivo ou plataforma de hospedagem é capaz de executar o aplicativo. Esse novo recurso lhe dá muita liberdade. Ainda é recomendado usar o IIS como a melhor opção para hospedagem, mas em alguns casos, pode ser necessário usar uma plataforma de hospedagem diferente. Agora, basta distribuir o seu projeto para o host de destino. Sua preferência de hospedagem não vai mais ditar qual framework de desenvolvimento você vai usar e vice-versa.
Use versões diferentes da plataforma .NET lado a lado
Quando os aplicativos em um servidor dependem de uma única instalação abrangente do .NET framework, todos os aplicativos tem que executar a mesma versão do .NET. Esta situação pode ter criado alguma ansiedade para você quando se considerava a atualização para uma nova versão do .NET Framework. Talvez, você quisesse que alguns dos seus aplicativos usassem a versão mais recente do .NET, mas você não tinham certeza se todos os seus aplicativos legados iria trabalhar adequadamente com a nova versão. Felizmente, o ASP.NET 5 resolve este problema. Você pode definir as dependências dentro de seu pacote de distribuição de forma que você pode especificar para cada aplicação qual versão do .NET vai usar. Você obtém os benefícios da mais recente versão para algumas aplicações e da facilidade de ficar com uma versão antiga para outros aplicativos. Todos essas diferentes versões executam lado-a-lado, sem quaisquer problemas. Para executar versões diferentes lado-a-lado, você deve direcionar para usar o Core CLR.
Eliminar a duplicação em MVC, Web API e páginas da Web
No passado, MVC, Web API e Web Pages continham características que se sobrepunham, mas a implementação destas características eram separadas. Por exemplo, MVC e API Web forneciam o roteamento, mas as classes de roteamento MVC residiam no namespace System.Web.Mvc.Routing enquanto as classes semelhantes para API Web residiam no namespace System.Web.Http.Routing. As Web Pages e o MVC usavam ambas a sintaxe Razor, mas alguns pacotes NuGet eram compatíveis com apenas um ou com o outro. No ASP.NET 5, o MVC, a Web API e as Web Pages foram fundidos em um framework único chamado MVC 6. Esta fusão remove a duplicação do framework e torna mais fácil para você desenvolver aplicativos que usam esses frameworks. Você não precisa mais escrever código ligeiramente diferente, dependendo se você está dentro de um contexto MVC, Web API, ou Web Pages.